Pages

20090213

Black Saturday

Como todos devem saber, a mais de uma semana na Austrália (mais especificadamente no Estado de Victoria - onde eu moro) está em situação de calamidade. Conhecida pela palavra inglesa de bushfire (queimadas em portugues), toda uma comunidade de 5 milhões de habitantes está focada para ajudar o próximo. Sabado, dia 7 de fevereiro de 2009, ficou marcado como Black Saturday. Onde mais de 180 pessoas perderam a vida, e mais de milhares ficaram sem casa, carro ou qualquer pedaço de terra. Tudo virou cinzas escuras! Da cidade em que moro, era possível ver a cor do céu num cinza-dourado que eu nunca vi e só rezo para parar de ver.

E como isso começou: Bom, uma série de fatores multiplicam esse resultado:
- o calor que faz na Austrália a mais de uma semana é pra mais de 40 graus;
- os ventos fortes e quentes transformam tudo num grande bafo-forno;
- as secas nesta região já duram a mais de 2 meses sem nenhuma chuva;
- a árvore predominante na Austrália é o Eucalipto (que tem é combustível natural);
- e a pior: pessoas iniciam fogueiras para que isso aconteça.

Sei que o Brasil sofre com as terríveis enxentes, enxentes que devastam cidades e até mesmo estados. Porém a Austrália tambem sofre com isso; pouco mais ao norte, no Estado de Queensland (onde se localiza a cidade de Brisbane e as famosas praias de Gold Coast) os habitantes sofrem com as enxentes praticamente diárias.

Isso tudo eu falo, pois significa que mais de 10 milhões de pessoas estão diretamente afetadas com os desastres naturais que ocorrem no país... Só um detalhe: A Austrália tem apenas 20 milhões de habitantes em todo o seu território.

Por isso que a proporção dos desastres naturais afetam a todos. Espero ter falado um pouquinho sobre isso, e se quizerem saber mais informações sobre isso, tem outro post no meu blog (http://glauciabaldi.blogspot.com/) falando sobre isso, e abaixo 2 links em ingles também falando.

Um beijo grande para cada um, de uma baixinha bem emocionada...
Glau

_

No comments:

Post a Comment

extenda-se!