Pages

20100728

pinturas de LEONID AFREMOV!

Leonid Afremov é um pintor moderno que nasceu em 55 na Bielorrúsica e mais tarde se estabeleceu em Israel. Hoje reside na Flórida. Caracterizado pelo alto contrastre, contraposição de cores e pela técnica de pintura a óleo com espátula. Graduou-se em arte na Fundação Vitebsk Art School, fundada por Marc Chagall em 1921, por onde também passaram Malevich e Kandinsky. Alguns pontos de seus quadros podem nos remeter à pintura pacífica e quase “desfocada” do Impressionismo.












Afremov diz em seu site “Eu tentei diferentes técnicas durante a minha carreira, mas eu particularmente me apaixonei por pintura com óleo e espátula. Cada obra de arte é o resultado de longo processo de pintura, cada tela é carregada durante a pesquisa criativa, cada pintura é cheia de meu mundo interior. (...) Acredito que a arte nos ajuda a estar livres de agressividade e depressão.”

_

SONHOS

De onde vêm os sonhos?
Uma pessoa acordada usa a consciência para tomar decisões e agir. Ela é a parte do cérebro que convive e atua no dia-a-dia. Entre os vários níveis da consciência, existe o subconsciente. Ele, além de guardar as memórias pessoais, também é o responsável pela criação dos sonhos. Durante o sono, o subconsciente formula histórias para se comunicar com o consciente.

Por que a gente sonha?
O sonho é uma atividade fisiológica e involuntária, como os batimentos cardíacos. Até hoje a ciência não sabe ao certo por que o cérebro o cria. Bloquear os sonhos de um ser humano, que pode ser provocado interrompendo as fases do sono nas quais eles ocorrem, pode afetar gravemente seu comportamento. Isso gera, por exemplo, distúrbios de humor e dificuldade de concentração.

O que acontece com o nosso corpo quando estamos dormindo e sonhando?
Fisicamente, as condições em que os sonhos acontecem são bastante antagônicas: "ao mesmo tempo que o corpo fica relaxado, trata-se de um momento de intensa atividade cerebral", diz Fernando Rocha Nobre, psicólogo e editor do jornal Sonhos, em Belo Horizonte. Durante o sono, os olhos se movem ininterruptamente, como se estivessem enxergando as cenas experimentadas. O resto do corpo, em um mecanismo de defesa, fica completamente relaxado (exceto nas pessoas que sofrem de sonambulismo). "De acordo com as emoções vividas no sonho, podem ocorrer suores e alterações nos batimentos
cardíacos", explica o psicólogo.

_
GUIA DOS CURIOSOS
O LIVRO DAS PERGUNTAS E DAS RESPOSTAS