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20110326

#HORADOPLANETA

Marina Franco
Planeta Sustentável - 21/03/2011
Atualizada em 25/03/2011



CAMPANHA INTERNACIONAL

Hora do Planeta tem adesão de 134 países e 3800 cidades

No dia 26 de março, entre 20h30 e 21h30, prédios e monumentos de 134 países de todo o mundo apagarão suas luzes para chamar a atenção para o aquecimento global. No Brasil, 98 cidades aderiram à Hora do Planeta, campanha da WWF



Se aproxima o dia em que, por uma hora, pessoas de todo o mundo apagarão suas luzes, num movimento global para chamar a atenção sobre o atual padrão de consumo e o aquecimento global. Trata-se da campanha Hora do Planeta, da ONG WWF (Leia Hora do Planeta: todos no escuro contra o aquecimento), que no ano passado mobilizou um bilhão de pessoas em 4.200 cidades de 125 países. Neste ano a Hora do Planeta está marcada para o dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. 

Com o tema Apague a luz para ver melhor, a campanha propõe uma reflexão sobre a redução do consumo, a reutilização de materiais e a reciclagem. Por enquanto, aproximadamente 3.800 cidades de 134 países aderiram a essa campanha internacional. Do total, 25 são consideradas megacidades, como Sidney e Singapura. Entre os países, 13 aderem pela primeira vez, como Jamaica, Irã e Suriname. 

No Brasil, organizações, prefeituras e personalidades, aos poucos, anunciam a adesão à campanha. Os jogadores de futebol Neymar, do Santos, e Lucas, do São Paulo, divulgaram que vão tuitar sobre aHora do Planeta. Gisele Bündchen divulgou em seu blog que participará e pediu para que todos se juntem à causa. No twitter, a modelo adotou o selo da campanha. 

No total, 98 cidades brasileiras confirmaram que ficarão às escuras. Entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Natal, Fortaleza e Goiânia. Ao todo são 17 capitais. Alguns dos cartões-postais e grandes prédios do país que participarão são: 
- Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; 
- Palácio Felipe Camarão, em Natal; 
- Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu;
- Auditório do Ibirapuera, em São Paulo; 
- Câmara dos Deputados, Ministério do Meio Ambiente, Câmara Legislativa e Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, em Brasília, e
- Hotel Tropical e Teatro Amazonas, em Manaus, durante o Fórum Internacional de Sustentabilidade. 
Mundialmente, mais de 750 marcos desligarão suas luzes, entre eles a Times Square, em Nova York, a Torre Eiffel, em Paris, e a roda gigante London Eye, em Londres. 

Pela primeira vez na campanha, a WWF-Brasil organizou uma festa aberta ao público. Ela está marcado para às 19h, nos Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, e contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do prefeito da cidade, Eduardo Paes. Num ato simbólico, eles desligarão as luzes de diversos pontos da cidade às 20h30. Também serão realizados shows de Toni Garrido e, durante a hora no escuro, das baterias das escolas de samba Mangueira, Portela, Grande Rio e União da Ilha. 

No Sul, um dos destaques é a participação do Colégio Marista Maria Imaculada, em Canela, na Serra Gaúcha. Isso porque a mobilização para que a escola participasse veio dos próprios alunos, por meio de um pedido do grêmio estudantil. Professores e alunos da instituição farão uma caminhada pela cidade no horário marcado à luz de velas. 

Além disso, 1.514 empresas e organizaçõe se cadastraram no site da campanha para declarar adesão à campanha. O Grupo Abril é um dos apoiadores e apagará as luzes dos prédios:
- Novo Edifício Abril;
- Abril Educação;
- Treelog Raposo Tavares;
- Treelog Gastão Vidigal;
- Itapecerica;
- Vila Maria e
- parte do edifício da MTV.
As redes de hotéis IHG, Sol Meliá, Atlântica Hotels International, Pestana e o Intercontinental de São Paulo e do Rio de Janeiro também incentivarão funcionários e hóspedes a participarem. Este último oferecerá jantar à luz de velas durante o horário marcado. Restaurantes como o Via Sete, no Rio, o Suez, em Cotia/SP e a rede América também estão dentro da causa. 

Internautas podem apoiar a divulgação da campanha pelo site Hora do Planeta. É possível baixar banners, faixas e logotipo para divulgar em blogs, sites e redes sociais. 

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