Pages

20110829

A AUSÊNCIA DO ACOLHIMENTO INTERNO E A PSICOSSOMÁTICA

Você já parou em algum momento da sua vida para acolher os seus sentimentos? Conhecê-los profundamente? Compreendê-los?

Com a correria da vida cotidiana poucos param para escutar a sua voz interior, que muitas vezes fala, emite sinais, porém poucos escutam ou percebem.

As pressões no ambiente de trabalho, os avanços das novas tecnologias estão deixando as pessoas cada vez mais ausentes delas mesmas. Dentro desta situação, a maioria resiste em buscar uma ajuda, abstraem seus sentimentos, somatizam doenças ou dores que podem virar crônicas, caso não forem tratadas.

Atualmente o ser humano vem recebendo uma carga intensa de fatores externos, para aqueles mais sensíveis, a sua mente não suporta e automaticamente transfere para o corpo. Ninguém adoece por acaso, existe uma série de fatores existentes registrados na história de vida de cada um. Podem ser perdas, traumas e má elaboração de situações.

De acordo com Pierry Marty quando um trauma não é bem elaborado ocorre a somatização, a melhor defesa contra as doenças para o organismo é o funcionamento mental, ou seja, os sujeitos que têm um bom funcionamento mental, são e forte, estão menos sujeitos a doenças graves, enquanto que aqueles que possuem um espírito negativista e um ego frágil, ou ainda que reprimem as representações mentais, têm uma maior tendência a adoecer com doenças graves.

O corpo sempre fala e apresenta sinais de que alguma coisa não está bem, quantas pessoas tiveram que aprender pela dor, pela doença, por não conseguirem trabalhar suas demandas internas ou não souberam lidar com as adversidades da vida. É possível sermos resilientes com as nossas emoções, basta olhar com entendimento, acolhimento e amor para elas.

Não espere que as pessoas o acolham e pratique isso você mesmo. Seja a sua mãe e seja o seu pai consigo. Cuide do que é seu e preencha seu coração de ternura e conteúdos para a sua evolução. Envolva o seu lado feminino para ter a sensibilidade de um olhar mais além e seu lado masculino para colocar atitude no que está faltando ou naquilo que precisa de coragem. Ambos trazem o equilíbrio para obtermos o conhecimento do que é importante e verdadeiro. Cuide de si antes para depois poder dar alguma coisa ao outro. Jamais se deixe levar pelo vazio interno, na procura ilusória de soluções externas para preencher as lacunas que você mesmo criou dentro de si. Esse amor só você pode se dar e solucionar todas essas dúvidas e inseguranças pelas frustrações vivenciadas, e quem sabe, ainda estão todas encobertas até o momento em forma de alguma enfermidade que você em alguma ocasião achou que essa atração teria sido por acaso. Eu repito que nada é por acaso e tudo tem uma sincronicidade de acontecimentos. É importante aceitar esse fato para cada um acreditar mais em si e evitar que a vida os tornem superficiais, sem crenças, valores e sem a conscientização do real propósito de sua existência na vida.


Psicóloga | CRP 06/85827
_

CHEGA UMA HORA QUE BASTA



Na Assembléia realizada no dia de ontem (25/08), na sede do SINDSEP, foi decidido que no próximo dia 30 de agosto os funcionários da SF paralisarão os serviços que são prestados à população pela Pasta, inclusive aqueles que se dão na Praça de Atendimento, como o atendimento ao PPI.

Há muitos motivos para que esta mobilização e consequente paralisação aconteça: condições de trabalho ruins, salários que não correspondem a justa medida dos serviços prestados, sobrecarga de trabalho, ambiente desestimulante, equipamentos obsoletos, instalações inadequadas etc.

Todavia, sobre todas estas questões, pesa o fato do Secretário e seus assessores insistirem na recusa de ouvir aqueles que também contribuem direta e indiretamente pelos êxitos alcançados com o trabalho nesta Secretaria, incluindo outro sentimento em nosso rol de problemas: a raiva pela falta de reconhecimento e de valorização profissional.

A nós cabe demonstrar que o fato de sermos humildes, não nos coloca numa posição de humilhação.

Que por sermos respeitosos, não somos subservientes.

E por sermos reservados, não somos, em hipótese alguma, funcionários sem atitude.

Se no próximo dia 30, acontecer algo que necessite de apuração de responsabilidades, esta caberá ao Gabinete de SF, que teve tempo suficiente e diferentes oportunidades para nos ouvir e tomar conhecimento de que as coisas há tempos não estão bem e que são necessárias ações concretas para promover as tão desejadas mudanças.

Devemos continuar lutando para que o desrespeito e o descaso deixem de fazer parte das relações atuais. Se alguns ainda insistem nesta prática autocrática que arquem com suas atitudes, pois greve, embora seja ruim para todos os que são afetados é o melhor instrumento contra o autoritarismo e a injustiça.


--
Atenciosamente,


20110826

MARTA NO VATICANO

A ex-prefeita Marta Suplicy viajou à Itália.
Resolveu assistir a uma Missa presidida pelo Papa, no Vaticano.
Terminada a Missa, Marta não se conteve e fez uma pergunta ao Papa:
-'Vossa Santidade, por acaso existe algum banheiro, aqui dentro? É que eu estou apertadíssima, preciso fazer xixi, o senhor entende'...
O Papa pensou, pensou e respondeu:
-'O banheiro é um pouco distante, mas logo ali, naquele cantinho, tem uma estátua de São Pedro. Pode fazer xixi lá'.
-'Tudo bem! Se é Vossa Santidade que está falando eu vou. Mas não é pecado fazer xixi em São Pedro'?
-'É. Mas pra quem já cagou em São Paulo , isto não fará a menor diferença'!
_

20110824

MY NEW HIT




obrigado sonja bel! ;)

20110820

GHEE, UM ALIMENTO SAGRADO

Por Mariana Mesquita

Conhecido como uma doação maravilhosa da natureza, e chamada ghrita em sânscrito, o ghee é um alimento muito sagrado para os indianos. Também conhecido por madhura rasa é considerado um remédio para os problemas dos doshas  vata e pitta (para saber mais sobre os doshas clique AQUI) de nossos corpos.
ghee é conhecido em Ayurveda como um alimento sagrado e muito saudável. É usado para preparar inúmeros remédios. Os grandes sábios Védicos – Charaka, Sushruta, e outros –consideravam o ghee como um dos melhores remédios para os seres humanos e pode ser usado no preparo de pomadas medicinais. O gheenão sofre problema de saturação ou seja não altera o colesterol sanguíneo.
Embora seja inteiramente preparada com manteiga, suas propriedades, de acordo com Ayurveda, diferem muito da manteiga em si por ser livre de todos os seus resíduos lácteos e toxinas da manteiga comum. O ghee é a fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana, além de ser um dos óleos de cozimento indicados para o preparo dos alimentos.
Experimente em casa


Seguindo a receita do Chef de cozinha do restaurante Maha Mantra:
1 kg Manteiga pura e sem sal
1 Panela forte ou de fundo grosso
1 Vidro de boca larga bem limpo e seco
1 Filtro ou coador
Como fazer:
Coloque a manteiga na panela. Prefira panelas de fundo grosso/forte, desta forma será mais fácil da manteiga, quando derretida, não queimar facilmente.
Deixe a manteiga derreter em fogo baixo até começar a fazer espuma.
Abaixe o fogo ao máximo. Gradualmente a manteiga vai se clarificando e pedaços sólidos começarão a ficar mais crocantes e espumosos na superfície.
Tenha cuidado para não deixar queimar o ghee!
Aos poucos o ghee apresentará uma cor dourada, amarelo-âmbar e então os sólidos virão mais à superfície.
As poucas impurezas que permanecerem no fundo poderão ser coadas ao despejar o ghee em um recipiente de vidro alto e de boca larga.
Os sólidos então devem ser dispensados.
ghee poderá ser guardado, tampado, por tempo indeterminado, não sendo obrigatório conservá-lo em refrigerador.
Mariana Mesquita é terapeuta ayurvédica, praticante de Yoga e proprietária do restaurante Maha Mantra Culinária Saudável www.mahamantra.com.br

É HORA DE ENTRAR EM MOVIMENTO





Você provavelmente sabe que pessoas ao redor do mundo estão se preparando para o "Moving Planet": um motivador, grande e lindo dia de ação climática que acontecerá neste 24 de setembro.

Este será um dia incrível – será quando começaremos a mover o planeta para longe dos combustíveis fósseis. No entanto, pode ser que algumas pessoas da nossa rede de contatos não saibam sobre o grande dia. Este vídeo é a forma perfeita de divulgar e espalhar a notícia e construir este movimento.

Assista ao vídeo agora e publique-o no Facebook, compartilhe-o no Twitter e encaminhe este e-mail para seus amigos.

No dia 24 de setembro, não vamos apenas demonstrar que um outro mundo é possível – vamos mostrar que estamos preparados para construir esse mundo a partir do zero. Um mundo alicerçado em bicicletas, não em carros. Um mundo fundamentado em energias renováveis, não em derivados de petróleo. Sobretudo, um mundo que se preocupa mais com os direitos das pessoas e com a saúde do nosso planeta do que com os lucros dos poluidores.

Para criar esse mundo, vamos precisar de um movimento sólido – e esse movimento será construído por pessoas como você! Divulgue a notícia para seus amigos e família e faça com que eles se envolvam. Por favor, assista ao vídeo e encaminhe-o hoje.

Avante,

Chaitanya Kumar - 350.org


350.org está construindo um movimento global de bases para resolver a crise de clima. As nossas campanhas online, organização de bases, e ações públicas de massas são conduzidas de baixo para cima por milhares de organizadores voluntários em mais de 188 países. Junte-se a nós no facebook, tornando-se fã da nossa página em https://www.facebook.com/350Brasil e siga-nos no twitter visitando http://twitter.com/350brasil. Para aderir à nossa lista (pode ser que você tenha recebido este e-mail porque um amigo repassou), vá até http://www.350.org/signup. A 350.org precisa da sua ajuda! Para ajudar o nosso trabalho, faça uma doação segura online em http://350.org/donate.

O que é 350? 350 é o número que os principais cientistas dizem ser o limite máximo de segurança para a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Os cientistas medem o dióxido de carbono em "partes por milhão" (ppm), por isso 350ppm é o número abaixo do qual a humanidade tem de chegar o mais rápido possível para evitar mudanças climáticas descontroladas. Para lá chegar, precisamos de um tipo diferente de PPM - "people powered movement", um movimento feito de pessoas como você em cada canto do planeta.
_

20110816

GREVE DIA 22

fonte: SINDSEP


Sem reajuste, a cidade vai parar!
Em assembleia no dia 2, os servidores presentes na Câmara Municipal decidiram por iniciar a greve a partir da O hora do dia 22 de agosto, caso o Prefeito não atenda as reivindicações apresentadas pelo sindicato. Em junho, os trabalhadores em greve, aceitaram suspender a paralisação, somente mediante compromisso assinado pelo governo. A administração garantiu estender as gratificações para setores até então excluídos, como os Especialistas da Cultura e dos Esportes e os trabalhadores da Funerária e lprem, e dar respostas em agosto para as principais reivindicações como o reajuste de 39,7% e a mudança na lei salarial que serve de desculpa para o governo empurrar 0,01% todo ano para os funcionários públicos. A primeira parte o governo cumpriu e o projeto com as gratificações virou lei. Mas o servidor quer saber é do reajuste. Passados quase dois meses está na hora da administração dar uma satisfação. Por isso, dia 18 de agosto às 10 horas da manhã, convocamos todo o funcionalismo para se concentrar em frente ao gabinete do Prefeito para, em um ato/assembleia, exigirmos uma resposta positiva. Vários locais de trabalho já estão se organizando para nesse dia e horário pararem suas atividades, como sinal de alerta e para os trabalhadores poderem participar da mobilização. Se não houver resposta, ou se a resposta não for satisfatória a greve já está decretada e começa dia 22.


 
O que mais aconteceu...
Neste dia 02 também os trabalhadores entregaram uma carta aberta aos vereadores que votaram pelo reajuste de 94% para Kassab e de 250% para Secretários, esclarecendo que queremos reposição da inflação e mudanças na lei salarial que não nos protege das perdas. Antes de lotar as galerias, os servidores aprovaram, além da greve, um ato no dia 10/ago contra a Parceria Público Privada (PPP) dos Hospitais que promete entregar a saúde e o dinheiro público para exploração do setor privado. A concentração será às 8:30 na R. Frei Caneca, 1402. Foi decidido ainda que no ato/assembleia do dia 18 arrecadaremos dos manifestantes as moedas resultantes do reajuste de 0,01% de 2009 e 2010 sobre um mês de salário. Como será pouco dinheiro compraremos pães para doação.

Reivindicações principais:

- Reajuste de 39,7%

- Mudança da Lei Salarial


 
Como ficam os excluídos?
Servidores excluídos de GA, GDA, PPD e qualquer outra gratificação se reuniram no sindicato para se organizarem para a mobilização e a greve. Na greve de junho, o governo garantiu que faria um estudo sobre esses trabalhadores, que além de reajuste, exigem isonomia e respeito.


Aposentados! Presente!
Os trabalhadores responderam à chamada do sindicato e estiveram presentes na Câmara, no dia 02. Isso porque não aguentam mais a política perversa de Kassab de não dar reajustes e inventar gratificações que deixam de fora milhares de aposentados e pensionistas que trabalharam a vida inteira pelo serviço público. Diante do desrespeito e da humilhação a que o prefeito quer submetê-los, de cabeça erguida, garantiram presença para o dia 18.


Entre nessa!
Desde o início do ano, os trabalhadores e o sindicato vêm se organizando para uma greve geral para o segundo semestre. Com o desrespeito e a política de exclusão de Kassab não deu para esperar. Milhares de trabalhadores foram para as ruas bem antes disso. Com paralisações nos dias 25 de maio, 07 e 21 de junho, demonstramos que somente com greve somos ouvidos. Conseguimos que os trabalhadores da funerária, do Iprem, e Especialistas dos Esportes e da Cultura garantissem a gratificações. Mas todos já sabem que estas gratificações de nada adiantam, pois levam vários descontos e à perda de outros benefícios. Os trabalhadores da saúde, os Especialistas das demais secretarias, o pessoal do nível básico e médio, aposentados, a cada mobilização engrossam o movimento, chamando mais companheiros e unidades de trabalho. A decisão pela greve do dia 22 de agosto é a construção dessa união dos trabalhadores e os servidores demonstraram que estão dispostos à luta.

SEM FUNCIONÁRIO PÚBLICO,
A CIDADE PARA!!!

SIGA AS ORIENTAÇÕES DO SINDSEP

1) Organizem reuniões e assembleias nos locais de trabalho;

2) Elejam comissões para organização da mobilização e da greve na unidade;

3) Colem adesivos e cartazes de divulgação do movimento, distribuam o material;

4) Não aceitem provocação de chefe. Todas as decisões deverão ser conjuntas. Não tomem decisões isoladas;

5) O direito de paralisação, de protesto, de greve é previsto na Constituição Federal, não aceitem nenhuma intimidação;

6) Discutam com a comissão eleita a distribuição da carta aberta à população explicando os motivos da paralisação;

7) Organizem desde já a unidade para participar do ato no dia 18;

8) A comissão deve buscar o contato com o sindicato para tirar dúvidas e realizar encontros de organização.

ATO/ASSEMBLEIA - DIA 18 DE AGOSTO

Concentração a partir das 10 horas

Em frente ao Gabinete do Prefeito, Viaduto do Chá, nº 100
_

20110813

QUANDO A PAIXÃO ACABA...

O marido deita com muito cuidado na cama
e sussurra suave e sedutoramente no ouvido de sua mulher...
..."estou sem cueca!"
E a mulher lhe responde, morta de sono:
"amanhã lavo uma..."


_

20110812

PARA REFLETIR


"DINHEIRO FAZ HOMENS RICOS,
O CONHECIMENTO HOMENS SÁBIOS
E A HUMILDADE FAZ GRANDES HOMENS"

BOPE: R$ 2.260,00 para arriscar a vida
Bombeiros: R$ 960,00 para salvar a vida
Professores: R$ 728,00 para preparar para a vida
Médicos: R$ 1.260,00 para manter a vida
Deputado Federal? R$ 26.700,00 pra fazer o quê mesmo?
_

20110811

SE NADA DER CERTO...

MATEMÁTICA DE MENDIGO

Um sinal de trânsito muda de estado em média a cada 30 segundos (trinta segundos no vermelho e trinta no verde). Então a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para faturar em media pelo menosR$ 0,20, o que numa hora dará: 60 x 0,20 R$12,00.

Se ele trabalhar 8 horas por dia, 25 dias por mês, num mês terá fatura
25 x 8 x 12 = R$ 2.400,00.

Conta maluca?

Bom, 12 reais por hora é uma conta bastante razoável para quem está no sinal, uma vez que, quem doa nunca dá somente 20, 30, 50 e às vezes até 1,0. Mas, tudo bem, se ele faturar a metade: R$ 6,00 por hora terá R$1.200,00 no final do mês.

Ainda assim, quando ele consegue uma moeda de R$1,00 (o que não é raro), ele por e descansar tranquilo debaixo de uma árvore por mais 9 viradas do sinal de trânsito sem nenhum chefe pra 'encher o saco' por causa disto.

Mas considerando que é apenas teoria, vamos a mundo real em entrevista com uma mulher que pede esmolas, e que sempre troca seus rendimentos na padaria. Foi perguntado quanto ela faturava por dia. Imagine o que ela respondeu?

É isso mesmo, de 45 a 55 reais em média o que dá 25 dias por mês x 45 =
1.125 ou 25 x 55 = 1375, então na média R$ 1.100,00 e ela disse que não
mendiga horas por dia.

E lembre-se: Mendigo não paga 1/3 do que ganha pra sustentar um bando de ladrão. Viva a Matemática.
_

O SOL, A LIS E O BEIJA-FLOR




"Flor de Lis, não vá dizer
Se o vento tem compaixão 
Pra te ver, te fazer esquecer 
Da dor do coração 
Eu sei que o farol te faz relembrar 
Das noites com girassol 
Talvez se você não chorar 
Se você me deixar ajudar 
Te tocar no coração 
Saber que mais forte que a dor 
É o amor que bate por ti 
O amor do tão bom beija-flor 
Flor me diz o que fazer 
Se um beijo seu não posso ter 
Se não fiz por merecer 
Quem sabe se eu te disser 
Mais duro é o amor de partir 
Se fica a olhar ele ir 
Mais puro é o amor que está aqui 
É só você se deixar sentir 
Não temer, só sorrir 
Dizer que só quer ser feliz 
Poder ver o pôr-do-sol 
Com o beija-flor, 
não mais com o girassol..."  

♥  

(Circuladô De Fulô)
_

20110808

A ERA DA CORRERIA

Nós bebemos demais, gastamos sem critérios. Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e raramente estamos com Deus. Multiplicamos nossos bens, mas reduzimios nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos frequentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio. Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos... Aprendemos a nos apressar e não, a esperar. Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzimos mais cópias do que nunca, mas nos comnicamos cada vez menos. Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande, de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias. Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casa chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas 'mágicas'. Um momento de muita coiosa na vitrine e muito pouco na dispensa. Uma era que leva essa carta a você e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar 'delete'. Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre. Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame... se ame muito. Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. Por isso, valorize sua família e as pessoas que estão ao seu lado, sempre.
George Carlin
May 12, 1937 - June 22, 2008
_

20110802

O CONSTANTE DIÁLOGO

via M.Nascimento
Há tantos diálogos


Diálogo com o ser amado
o semelhante
o diferente
o indiferente
o oposto
o adversário
o surdo-mudo
o possesso
o irracional
o vegetal
o mineral
o inominado


Diálogo consigo mesmo
com a noite
os astros
os mortos
as ideias
o sonho
o passado
o mais que futuro


Escolhe teu diálogo
e
tua melhor palavra
ou
teu melhor silêncio.
Mesmo no silêncio e com o silêncio
dialogamos.


Carlos Drummond de Andrade, in 'Discurso da Primavera'

20110801

REALISMO CAPITALISTA

O pintor alemão Sigmar Polke criou ao lado do pintor Gerhard Richter o movimento Realismo Capitalista, resposta dada nos anos 1960 ao Realismo Socialista, estilo artístico oficial na extinta União Soviética entre 1930 e 1960.

Contra as imposições estéticas do movimento, criado sob inspiração de Andrei Jdanov (1896-1948), comissário de Stalin para Cultura e Propaganda, Polke criou seu antídoto, o Realismo Capitalista, também para criticar o movimento pop internacional, que, nos anos 1960, revelou Andy Warhol, Lichtenstein e Rauschenberg.

Como o pop americano usava signos de consumo de massa, Polke fez de seu movimento um marco de resistência à transformação da arte em mercadoria barata, usando como suporte, de forma paródica, material publicitário misturado a materiais nobres da pintura clássica.

Polke ganhou o grande prêmio de pintura da 13.ª Bienal de São Paulo (1975) e, em 1986, o Leão de Ouro da 42.ª Bienal de Veneza. Ele esteve no Brasil em diversas ocasiões para fotografar o País. Professor da Academia de Belas Artes de Hamburgo entre 1977 e 1991, Polke começou sua carreira como aprendiz de uma fábrica de cristais de Düsseldorf, onde sua família fixou residência após escapar do regime comunista da Alemanha, em 1953.

Numa Alemanha que se reerguia das cinzas ingressando na era Adenauer, Polke foi um crítico feroz da doutrina americana do consumo importada na época em que o chanceler tentava transformar o país numa potência europeia, aliando-se aos EUA. A influência exercida pelo pintor, especialmente nos anos 1960, foi enorme. Subversivo, anárquico e irreverente, não poupou os ícones pop americanos ao realizar sua primeira individual, em 1964, na galeria René Block de Berlim, fazendo uso de títulos de fácil memorização como Sekt für Alle (Champanhe para Todos).


Showing Seeing | gerhard richter from graymatters on Vimeo.


Nos anos 1980, a ânsia de experimentação de Polke levou-o a criar quadros que mudavam de aparência de acordo com a luz e temperatura do local onde eram expostos. Na mesma década ele criou quadros de laca com superfície transparente que revelava a estrutura dos trabalhos, dialogando com o suporte. Em 2007, Polke foi homenageado com uma grande retrospectiva de 170 obras no Museu Frieder Burda de Baden-Baden, na Alemanha.