Pages

20110327

#SERBLOGUEIRO


Fiz meu primeiro blog em 2002, depois me animei com o fotolog em 2003 e tento atualizar até hoje, mas muita coisa mudou! Antes postava mesmo como um diário: contada da minha vida, dos meus planos, desabafava na internet! Acabei sentindo o peso da exposição e aos poucos fui saíndo de cena e tentando mostrar minhas ideias, referências e claro, o interessante de ter um blog é poder deixar tudo registrado e acessar em qualquer lugar do mundo, mostrar pras pessoas e assim percebi que mesmo assim ainda conseguia deixar o momento alí guardado sem precisar falar exatamente sobre mim.

Blog é intreternimento pra ambas as partes: quem se interessa e lê vai acompanhar futuras atualizações e quem escreve se empolga com comentários, críticas e até quando recebe algum relatório com os acessos! Não costumo abordar temas tão polêmicos e os comentários normalmente são de incentivo e elogio, mas como hoje rola muito copy/paste, tento deixar a página bacana, mostrando as fontes de pesquisa e tudo o que está aqui é de livre e espontânea vontade... queria poder ser patrocinado e começar a ganhar alguma grana com isso! Afinal, já faz parte da minha rotina e nada teria que mudar, apenar rolaria uma adaptação. Mas abordo tantos assuntos diferentes que não visualizo isso acontecendo, também não é minha pretenção! Além de fazer parte de outros blogs colaborativos que são bem mais focados e boto fé nesses projetos que incentivam sempre a arte, cultura e bom senso pro bem estar do ser humano e principalmente da natureza!

Meu espaço aqui está reservado desde 2007 para o que acontece no mundo e de vez enquando gosto de poder comentar também! Me preocupo muito com o visual, já que sou designer editorial, então a cara da página é essencialmente importante. Já mudei tantas vezes que na página do facebook fiz uma álbum de fotos com alguns prints das telas antigas! A sorte que essa evolução toda é acompanhada pela nova tecnologia que o blogger disponibilizou, facilitou a vida de todos na edição dos html e afins! Mesmo assim ainda vejo vários blogs que parecem não se preocupar com isso! Confesso que me dá um pouco de aflição, mas isso é uma questão de gosto, público alvo... é tudo proposital!

Ser blogueiro é estar atento ao que acontece dentro e fora do mundo virtual e poder compartilhar toda essa experiência, analisar tendência ou desabafar, limpar a mente e escrever! São nesses momentos que é surpreendente o número de outros tantos que se identificam! E essa é a graça: ao contrário do que se possa imaginar, o esteriótipo de nerd solitário na verdade é só mais um momento reflexivo de cada um que percebe a igualdade de todos: Temos sentimentos, vontades, desejos, medos e alegrias, mas estamos no mesmo barco!


_

ORIGEM DA PALAVRA BLOG




Origem da Palavra Blog – A palavra blog tem uma origem curiosa. Foi cunhada por acaso no início de 1999, e ainda não é encontrada na maioria dos dicionários tradicionais. Entretanto, ela é dessas coisas da web que vêm e pegam definitivamente. Uma questão prática casual contribuiu para sua difusão, como se verá.

O autor da palavra é Peter Meme, um apaixonado por palavras, seus significados, sua evolução, seus sons. Um exemplo de evolução de palavras é a palavra pé. Ela derivou do laitm pede. Alguém abreviou-a para pee e assim foi usada. Depois alguém cunhou pé e ficou. Em síntese:
pede > pee > pé. (Dá-se o nome de etimologia a isso, ou seja, ao estudo da origem e evolução das palavras.)

Peter Meme, segundo seu próprio relato, estava, em abril ou maio de 1999, distraindo-se com a palavra weblog, uma contração de web log. Web log é expresão usada em uma página da web para apresentar as recomendações de navegação do seu autor. É usada também para designar os registros do servidor que hospeda páginas da web, a partir dos quais são feitas análises e estatísticas sobre as visitas ao site. Peter Meme estava distraindo-se com a palavra weblog no primeiro sentido. E escreveu: "wee-blog", ou seja, dividiu a palavra de forma diferente, em seguida resumiu para "blog" a passou a usá-la em suas mensagens.

Algumas pessoas que lhe respondiam usavam-na também e ele passou a gostar da brincadeira, principalmente porque a palavra soava-lhe primitiva, sem sentido e, principalmente, porque sua pronúncia em inglês é parecida com o som do vômito. Segundo Meme a palavra teria 'morrido' não fosse uma casualidade.

Papel do Acaso – Uma empresa de nome Pyra Labs lançou, em agosto de 1999 (portanto cerca de três ou quatro meses depois), um sistema automático de publicação de weblogs ao qual chamou Blogger. Este sistema teve rápida difusão, sobretudo porque oferecia hospedagem gratuita, o que facilitou também a difusão da palavra blog. Ademais, pelo fato da expressão web log ter dois sentidos muito diferentes como indicado acima, blog passou a ser uma alternativa para designar o uso em páginas da web e evitar-se confusão com os registros efetuados pelos servidores.

Consolidação do Uso – Em 2002 a palavra já era aceita em círculos linguísticos e derivações suas como "República dos Blogs" e "Blogosfera" eram usados com nauralidade pelos internautas.

Outras palavras derivadas de blog: bloguista, blogorréia, blogador.
_

_