Pages

20110521

ARTE + ESPAÇO URBANO


Texto e fotos elaborados pela colaboradora Rosana Pinheiro:

O M.A.O.U – Movimento Artístico de Ocupação Urbana – realiza uma série de intervenções artística em prédios abandonados, como o de fábricas desativadas por exemplo, para promover a arte e a cultura entre os moradores das regiões recebidas pelo evento. O grupo também tem como objetivo, chamar a atenção das autoridades e da mídia para espaços mal utilizados, que poderiam ser transformados em áreas de lazer e promoção da cultura e educação para os moradores locais. O M.A.O.U. é formado por vários profissionais como jornalistas, designers, grafiteiros, sociólogos, entre outros, que na maioria das vezes usa recursos próprios para a realização das intervenções. Seu principal meio de divulgação dos eventos, e recrutamento de novos participantes são as redes sociais Facebook e Twitter, e o Blog do grupo: http://dialeticassensoriais.wordpress.com, que entre outras informações fornece data e local dos eventos, e fotos dos trabalhos já realizados.

A última ocupação artística promovida pelo grupo aconteceu dia 3 de abril de 2011 em Perus – SP, na Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus (CBCPP). Essa foi a primeira fábrica de cimento do Brasil, e hoje se encontra completamente abandonada e em estado de deterioração avançado. Inaugurada em 1926 a fábrica foi palco de intenso movimento trabalhista a partir do início da década de 1960. Os trabalhadores reivindicavam por melhores condições de vida e de trabalho. A CBCPP foi completamente desativada em 1986 após já estar com as suas instalações parcialmente fechadas devido às greves constantes e a diversos problemas judiciais e dívidas com a União. A fábrica faz parte não só da história de Perus, mas também do Brasil, já que foi uma das fornecedoras de material para a construção da capital federal na década de 1950.

A intervenção dia 3 de abril espalhou por quase todos os ambientes da fábrica imagens e mensagens dos artistas. A diversidade de estilos é vasta, e as imagens contrastadas com as ruínas causam impacto. A fábrica se localiza na Rua Tiburno, sem número, no Jardim Adelfiore. Esta totalmente aberta e é de livre acesso para quem quiser visitar. Os moradores de Perus em sua maioria conhecem a fábrica e sabem exatamente onde está localizada. Porém nenhum dos entrevistados se mostrou familiarizados com o M.A.O.U. e nem com o evento realizado na CBCPP no último dia 3. A iniciativa do M.A.O.U. além de ser aberta a quem quiser participar, promovendo uma integração e comunicação entre artistas e profissionais de várias vertentes, também introduz uma discussão importante sobre a utilização do espaço urbano, e o acesso da população a arte e cultura. A divulgação desse trabalho é de extrema relevância para que a discussão possa se propagar e atingir os órgãos responsáveis pela realização das melhorias necessárias.





_

SILICONE LOVE



Me & Madonna (The Twelves Remix) - Black Strobe

Madonna is in love with me
Me and Madonna
It's so sweet to be with you
You're my silicone love

It's so wonderful to dance
With you, you're my baby
Madonna is in love with me
Me and Madonna

It's so sweet to be with you
You're my silicone love
My silicone love
So wonderful to dance
_

TRIDIMENSIONAL AO NATURAL

via: Revista Época
SP - Primeiro Plano - 02/05/2011

clique para ampliar!
_

ENTÊNCIL + QUALIDADE DE VIDA!




via: Adriana Charoux


Apareçam! Acho que vai ser bem legal. Todos são muito bem vindos. 

Oficina para customização de shapes de skates usados acontece neste sábado  Skatistas terão a oportunidade personalizar seus shapes. Iniciativa mostra como pequenas atitudes contribuem para melhoria na qualidade de vida em SP

O Idec e o Vitae Civilis, juntamente com a Confederação Brasileira de Skate, a 350.org e o Parque Zilda Natel realizará no próximo sábado (21/5) a "Oficina de estêncil em shapes de skate usados". O atividade acontece das 14h às 18h e vai contar com a participação do artista plástico Loro Verz, Rafael Gentili, além de outros artistas que irão grafitar os muros do parque.

O objetivo do evento é dialogar artisticamente sobre o desafio de encontrar alternativas mais sustentáveis para os resíduos que geramos cotidianamente e o impacto de nosso consumo nas mudanças climáticas.

Os skatistas terão a oportunidade de renovar seus shapes usados dando a eles um novo visual. Dessa forma, o desperdício e descarte desnecessário dos skates serão evitados. A atividade será gratuita e conta com a colaboração das lojas 101% Pyro's Skate Shop, OXI Skateboards Influence, ToobsLand que cederam os shapes para o evento.

A oficina faz parte do projeto Clima e Consumo em São Paulo no qual o Idec, em parceria com o Vitae Civilis e apoio do FEMA (Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo), realiza diversas intervenções urbanas tentando mostrar para população como pequenas atitudes podem melhorar a sua qualidade de vida.




Oficina de estêncil em shapes
Data:
 21/05/2011 - sábado
Horário: 14h às 18h
Local: Parque Zilda Natel, mais conhecido como pista de Skate do Sumaré, localizado na Av. Doutor Arnaldo, esquina com a Rua Cardoso de Almeida, bairro do Sumaré, São Paulo-SP
Iniciativa: Idec e Vitae Civilis
Apoio: FEMA - Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo - SVMA
Parceria: Parque Zilda Natel e Confederação Brasileira de Skate, Loro Verz e 350.org

_

AMIZADE

via: M. Nascimento


Se alguem subir ao céu, e de lá contemplar a beleza do universo e dos astros,
todas essas maravilhas deixá-lo-ão indiferente, 
enquanto que o embasbacarão de surpresa se tiver de contá-las a alguém. 
Assim, a natureza do homem se recusa à solidão, 
e parece sempre procurar um apoio: e não o há mais doce que o coração de um terno amigo.

(Marcus Cícero, in 'Diálogo sobre a Amizade)
_