Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A palavra Dianética provém do grego dia, que significa através e nous, que significa alma, define-se como “o que a alma está a fazer ao corpo.” Dianética é uma metodologia que pode auxiliar a aliviar sensações e emoções indesejadas, medos irracionais e doenças psicossomáticas (doenças causadas ou agravadas pelo stress mental). É mais correctamente descrita como o que a alma está a fazer ao corpo através da mente. 'Noûs' significa 'intelecto'. (Dicionário Isidro Pereira Grego-Português-Grego)
A Dianética foi revelada como método terapêutico em 1950, pelo escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard que desvendou todos seus mistérios no livro Dianética - A Ciência Moderna da Saúde Mental, que foi um êxito mundial vendendo mais de 20 milhões de cópias em 53 línguas. Segundo Hubbard, a "mente reactiva" é a parte da mente que age sem sua permissão e controle exercendo poder na consciência, pensamentos e atitudes. A Dianética como método terapêutico fornece os meios para remover essa influência negativa da mente reactiva.
A dianética está associada muitas vezes á Cientologia devido a Hubbard ser seu fundador. Essa associação ocorre porque Dianética fundou as bases da filosofia religiosa de Cientologia. No próprio livro Dianética, muitos conceitos "cientológicos" são expressos como as dinâmicas da existência [+] e outros conceitos que são amplamente abordados em Cientologia. Segundo a Dianética, nós possuimos duas partes da mente, uma é analítica que realiza as funções racionais e a outra é reativa, que trabalha com base no estimulo resposta [+].
_