O Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, colocaram à disposição de seus usuários um novo recurso tecnológico, válido exclusivamente para acesso ao transporte sobre trilhos. Trata-se do Cartão Fidelidade.
O Cartão Fidelidade, de ambos os modelos podem ser adquiridos e recarregados nas cabines de recarga de créditos do Bilhete Único localizadas nas estações do Metrô, em bancas de jornais e outros estabelecimentos comerciais autorizados pela SPTrans, veja a relação desses locais em www.sptrans.com.br .
Desde 09 de fevereiro de 2009 o Cartão Fidelidade pode ser adquirido e recarregado com os seguintes valores:
8 viagens - custo da recarga - R$ 19,60 - custo da viagem R$ 2,45
20 viagens - custo da recarga - R$ 47,00 - custo da viagem R$ 2,35
50 viagens - custo da recarga - R$ 112,50 - custo da viagem R$ 2,25 Para adquirir o cartão há um custo inicial e único de R$ 2,00 sendo obrigatória uma carga inicial equivalente de no mínimo 8 viagens.
Todas as demais recargas devem ser realizadas em lotes de 8, 20 ou 50 viagens, sem qualquer outro custo.
Importante:
- Os valores carregados nos cartões correspondentes a 8, 20 ou 50 viagens, equivalem a R$ 20,40, R$ 51,00 e R$ 127,50 respectivamente e a cada viagem será debitado o valor de R$ 2,55, totalizando as 8, 20 ou 50 viagens;
- Entre uma utilização e outra há obrigatoriedade de um intervalo mínimo de 10 minutos;
- O cartão pode ser utilizado indistintamente no Metrô ou na CPTM;
- Objetivando a reposição de créditos existentes no cartão, em casos de perda, roubo ou extravio, o usuário pode cadastrar previamente, um único cartão no site do Metrô www.metro.sp.gov.br , na CPTM www.cptm.sp.gov.br , ou pessoalmente nos postos de atendimento;
- Para os usuários cadastrados em caso de furto, roubo, extravio ou dano ocasionado por responsabilidade do usuário, os mesmos devem comparecer, munidos de documento de identidade, aos Postos de “Atendimento dos Cartões Lazer e Fidelidade”, localizados na estação Sé do Metrô ou Brás da CPTM, para que seja providenciada 2ª via do cartão. Para os usuários não cadastrados o usuário deve apresentar o recibo de uma das recargas. A taxa para emissão de 2ª via é equivalente a 7 tarifas unitárias do sistema de ônibus municipal da cidade de São Paulo e o prazo para entrega é de 72 horas;
- Em caso de roubo, furto ou extravio, ligue para o telefone 0800 771 0118;
- Em caso de erro de leitura ou quaisquer outros problemas de acesso ao sistema de transporte, o embarque deve ser realizado por meio de outro cartão ou bilhete. O usuário deverá comparecer aos Postos de Atendimento da Estação Sé e Brás para a análise do cartão. Caso a correção não seja possível, será emitida uma 2ª via com prazo de 72 horas;
- No Metrô, o posto de atendimento opera todos os dias da semana, das 6 às 22 horas;
- Na CPTM, o atendimento é feito de 2ª a 6ª feira das 6 às 22 horas;
- Para demais informações o Metrô disponibiliza o telefone 0800 770 7722 que atende de segunda a sexta feira das 7 às 19 horas e aos sábados das 9 às 15 horas, exceto feriados;
- O cancelamento de seu Cartão deve ser realizado somente nos postos de atendimento da Estação Sé do Metrô ou Brás da CPTM.