a maioria dos programas de tv atualmente estão nessa de 'prêmios por telefone', alguns foram até adaptados, como é o caso do programa charme da adriane galisteu (substituída em suas férias pela queridinha do silvio santos e gatíssima patrícia). agora eu entendo porque ela treta tanto com o sr. abravanel: o programa dela era um dos único da tv aberta que tentava se diferenciar de alguma forma, reunindo o que poderia ser chamado de fútil, mas com uma pegava mais cultural: falava de moda, teatro, atualidades, entrevistava gente interessante e tudo mais. agora perdeu total o sentido! não entendo e fico triste, na real. estava até conversando sobre isso, a questão da televisão ser um dos meios de comunicação mais acessados, poderia fazer com que o analfabetismo fosse amenizado. enquanto o povo se preocupa em gongar emparedados do bbb, não percebem que estão sendo os mesmos que colocam os próprios na reta, quando não mudam o canal. é uma pena...
sabe aquela pergunta do tipo: "o que aprenderam com a lição de hoje?". ninguém para pra pensar! o que se aprende com um bbb? no brasil, que brasileiro adora a desgraça alheia e acha sempre que o bonzinho deve ganhar! diferente dos outros paízes que torcem pro mais malvado! atitude!!! é lógico que bagacerice sempre atriu o povão, mas é tanta filhadaputagem e cara de pau explorar tudo isso! dá pra ganhar dinheiro sem ter que apelar, mesmo sabendo que a galera gosta mesmo é de bunda e de ver treta na televisão. o ratinho (carlos massa) já saiu até do ar por causa disso, não?
mesmo aquele programa hyper qi que tenta instigar o telespectador a responder um questionário por telefone, pagando uma ligação para um celular em outro estado e prometendo prêmios em barras de ouro, até seria interessante se não fosse tão desorganizado. uma das apresentadoras já chegou até a tirar o ponto eletrônico no ar (ao vivo) porque não conseguiu montar a solução da questão da vez, isso porque estava sendo ditado pela pessoa que ligou e provavelmente pelo diretor do programa!!!
falando em qi, e pra ser um pouco mais otimista, aquele programa do gilberto barros é interessante, tipo palavras cruzadas na tv: vão até uns artistas wannabe ou mesmo galera de faculdade, grupo pessoas do trampo e tal, tem como rolar uma coisa assim sem ser telecurso 2000, uma coisa 'conhecimentos gerais' sem a tosqueira que era o show do milhão. pior que isso, só o serginho malandro e o otávio mesquisa que ainda acham que vivem nos anos 80 e acreditam super no peter pan!
o problema é que isso não acontece só na televisão ou mesmo em terras tupiniquins. é mais ou menos como nos casos de administração pública, tudo muito cômodo. e falo por experiência própria. gosto de fazer esse tipo de comparação exatamente porque não é um problema específico, é uma bola de neve imensurável. um exemplo que pode ser aplicado é na prefeitura ou mesmo nosso governo. poderiam ser considerados empresas exemplares, onde as pessoas teriam orgulho de ingressar pra trampar, fazer parte, ajudar com o crescimento, reconhecimento, mas ao contrário, eu, como funcionário público, sou taxado de vagabundo, mesmo sendo uma pessoa empenhada lá! foda... trabalho na secretaria de finanças e converso com muitas pessoas todos os dias, dá pra perceber a ignorância, falta de educação e principalmente o "jeitinho brasileiro".
tudo isso parece assim tão óbvio, tão fácil... mas se teoricamente é viável, porque alguém não tenta colocar isso em prática? por mais que eu não seja assim tão simpatizante com o prefeito de são paulo, (e sou total averso a politicagem) tenho que admitir que as alterações que foram feitas radicalmente fizeram os paulistanos perceberem que sem a rigidez não há resultado. é necessário que se haja equilíbrio, logicamente concordado por todos ou pelo menos pela maioria, para que o povo não se sinta lesado e conseqüentemente coloque a culpa nos administradores. só que ninguém se mexe e reclamar uns para os outros não adianta, é se organizar, sugerir, tentar! mas aí surge aquela outra questão: quem fiscaliza a fiscalização?
patch adams para administrar o mundo!
ReplyDeleterealmente oq aconteceu como o Charme deu até medo.. o Seu Silvio sabe ganhar dinheiro, mas ta precisando de aposentadoria.. o SBT ta cada vez anda mias pra tras, trazendo programas que já fizeram sucesso, mas que não tem e nem devem ter espaço atualmente (vide Aqui Agora, Casos de Família, etc, etc).. uma das funções da televisão é trazer cultura, diz a constituição né?.. e vejo que uns documentários sobre civilzações antigas, animais, reportagens mais abrangentes e profundas sobre temas interessantes conseguiriam informar e educar.. esses programas de resposta por telefone são só maneiras de caçar dinheiro do telespectador...
ReplyDeleteOlá, rapaz, vim agradecer as visitas que recebi nesses últimos posts.
ReplyDeleteAcho que vc deve ter me achado pelo Megafashinist, porque o único outro link seu que eu conheço eu já não acesso há anos, apesar de ser a criatura que me inspirou a criar meu blog!!!
Eu estava vendo qual era a sua área de atuação e achei muita coincidência, porque tenho um amigão ai em Sampa que também é designer, e trabalha com diagramação de livros. Será que vcs se conhecem?????
Bom, de qq forma, obrigado!
Agora, quanto à deterioração dos programas de televisão, fica fácil perceber que a questão é simplesmente lucro!!! A única diferença entre o BBB e as outras, é que a Globo sempre faz tudo com muito mais eficiência! Se eles receberem míseros 30% ou 40% do valor gasto nas ligações, em um paredão eles tiram o prémio!
Bom, é isso!
Abração!
Cara a televisão brasileira é um fiasco, vide quando fiquei doente e não fui trabalhar, eu tava com tanto tédio da tv. que quase levantei e fui trabalhar... ahuahaauhaa, imagina isso?
ReplyDeleteA Adriane Galisteu teve o olho maior que a barriga, mas eu gosto muito dela... achou que ia conseguir dobrar o Silvio, coisa que nem a d.Iris faz...
só respondendo ao seu comentário: a iluminação estava realmente bastante ruim.
ReplyDeleteOi alx! Que bom, faça as suas inicias sim... Significado? Ah com inicias você pode brincar bastante com todo mundo sobre o que quer dizer rsrs
ReplyDeleteSobre o post... bom.. em um país onde a maioria da população lembra do nome dos participantes de reality shows de alguns anos atrás e não lembram nem com esforço divino dos nomes das ótEmas pessoas que escolheram nas últimas eleições...bom... daí realmente fica dificil...fiscalizar aqueles que seriam responsáveis pela fiscalização? não dá tempo... deve tá todo mundo olhando Charme, BBB e Novela das Oito!
Abraço alx ;)
Olá!!
ReplyDeleteSeu tema é algo em voga há muito tempo mesmo!
Incrível como as discussões são sempre as mesmas. Os tópicos abordados sempre sobre os mesmos programas e mesmos canais. E mesmo assim, as pessoas não desistem da futilidade televisiva p/ ler um livro. Mas tem coisa pior: eu me lembro que há alguns anos, o lance era TV a cabo. tudo na TV a cabo era melhor. Novos seriados, novos programas, filmes dos últimos lançamentos, etc. Mas quem tem TV a cabo hoje, há de concordar comigo: o número de programas de auditório ou de besteirol só aumenta. Se não é isso, são os malditos "realities shows". Eu adorava o People + arts, que passava maravilhosas séries da BBC, mas agora, tudo é um reality. Que merda! Concordo com vc em Gênero, número e grau, atentando para o mesmo problema de sempre: educação.
PS: tem coisa nova lá no meu tb!!!! passa lá!
Bj.
Ah, piorrr... ooo cabeçuda rsrs
ReplyDeleteClaro, passa lá sim, tb vou dar uma olhada melhor por aqui :)
Beijo Alx!
outro dia me peguei assistindo o hiper qi, q merda d programa, demoram muito pra responder sendo q a resposta é evidente, sem falar q a apresentadora só sabe olhar pra camera errada, hahahaha
ReplyDeleteja o do gilberto barros é inteligente, embora seja quase uma cópia do show do milhão, a diferença é q vale um carro...me divirto com aquilo e ainda adivinho as palavras...
mas o foda mesmo é quem liga votando no queridinho da casa do bbb....
beijos