20091016

Osho

trechos selecionados pela: Marjorye

A primeira coisa a lembrar é que a idéia de perfeição é a causa arraigada de toda a neurose. A humanidade não tem sido saudável por causa da idéia de perfeição. O homem sofreu imensa e desnecessariamente. Apague a palavra “perfeição” do seu vocabulário. 

“Perfeição” significa que você está criando uma tensão em sua vida entre o que é e o que deveria ser – e essa tensão é o que cria a esquizofrenia. Você fica dividido; não é mais uno, você se torna dois. E nunca será uno de novo porque não há fim para a sua imaginação. Você sempre pode imaginar um estado melhor para as coisas. Onde quer que esteja, você sempre pode colocar sua meta em algum lugar lá no horizonte, e o horizonte nunca é alcançado. 
Você permanece não preenchido – não porque a vida torne difícil você ser preenchido; a vida é toda para seu preenchimento. 

A vida está pronta para lhe entregar tudo aquilo de que você precisa neste exato momento, mas sua idéia de perfeição se torna uma barreira. Então você não pode amar, não pode viver, não pode cantar, não pode dançar. Toda a celebração desaparecerá de sua vida; você se tornará mórbido. E isso é o que foi ensinado pelos chamados moralistas e os chamados religiosos através dos tempos. Durante milhares de anos, o homem foi condicionado para ser neurótico. A alegria aparece quando você se aceita como é. A alegria é uma função de imensa aceitação. 

“Perfeição” significa você se rejeitar. E lembre-se quando você se rejeita, naturalmente rejeita os outros também. Um perfeccionista é duro consigo mesmo e também com os outros. Ele não pode relaxar e não pode permitir que ninguém mais relaxe. Abandonar-se é impossível para ele, e condenará qualquer pessoa que estiver vivendo uma vida relaxada. 
...
A vida está acontecendo, Deus está acontecendo. Isso é o que vida deve ser. No momento em que você se aceita, torna-se aberto, fica vulnerável, fica receptivo. No momento em que você se aceita, então não há necessidade de melhorar e alguma coisa. Então tudo é bom, então tudo é bom do jeito que é. Nessa mesma experiência, a vida começa a ter uma cor nova, uma música nova surge. 

Se você aceitar, isso é o começo da aceitação de tudo. Se você se rejeitar, está basicamente rejeitando o universo. Se você se rejeita, está rejeitando Deus; se você se aceita, você aceitou Deus. Então nada mais é preciso fazer senão desfrutar, celebrar. Não há reclamação a fazer, não há rancor; você se sente grato. Então a vida é boa e a morte é boa, então a alegria é boa e a tristeza é boa, então estar com seu amado é bom e estar sozinho é bom. Então tudo que acontece é bom porque acontece vindo de Deus. 

Mas você foi condicionado durante séculos para não se aceitar. Todas as culturas do mundo têm envenenado a mente humana, porque todas elas dependem de uma coisa: progredir em cima de você. Todas elas criam ansiedade em você; ansiedade é o estado tenso entre o que você é e o que deveria ser. As pessoas são obrigadas a permanecer ansiosas quando há um “deveria” na vida. 

Se há um ideal que tem de ser cumprido, como você pode ficar à vontade como pode estar em casa? É impossível viver qualquer coisa totalmente, porque a mente está ansiando pelo futuro e aquele futuro nunca vem – ele não pode vir; pela própria natureza de seu desejo, isso é impossível. Quando ele vem, você começará a imaginar outras coisas, você começara a desejar outras coisas. 
...

A religião lhe dá olhos, ela é apenas uma claridade. Lembre-se, a claridade não lhe dá explicações, mas torna-o capaz de viver, torna-o capaz de amar. A claridade não lhe dá significados, mas lhe dá significação. Novamente, elas são coisas diferentes. Um significado é algo da mente, uma significação é uma experiência de vida; é existencial. 

Soube que Albert Einstein costumava dizer: “A religião sem a ciência é cega, e a ciência sem a religião é manca”. Com uma pequena mudança, eu gostaria de concordar – mas essa pequena mudança é significativa. Einstein diz: “A religião sem a ciência é cega”. Isso não está certo. É mais apropriado dizer a religião sem ciência é manca, e a ciência sem religião é cega, porque a religião dá os olhos. Proporciona insights sobre a realidade, insights sobre o interior e o exterior. Sim, é verdade, sem a ciência, a religião é manca, não pode caminhar. 

Você pode ver isso no Oriente: o Oriente é manco, realmente manco. E o ocidente é cego, realmente cego. A ciência dá energia, poder, velocidade, tecnologia, mas não lhe proporciona o insight sobre o que fazer com isso. Ela só lhe dá insight sobre a matéria, mas não insight sobre o seu próprio ser. Assim, o insight sobre a matéria se torna uma tecnologia cada vez maior e maior e você não sabe o que fazer com ela, mas, quando a tecnologia está ali, você deve fazer algo com ela. A ciência dá poder sem lhe dar sabedoria, esse é o perigo; e a religião lhe dá sabedoria sem lhe dar poder, esse é o perigo. No Oriente, as pessoas têm olhos, mas nenhum poder para fazer qualquer coisa. 

O futuro terá um tipo novo de síntese ocorrendo: a ciência e a religião se encontrando e fundindo-se uma na outra. Então, o homem não será manco e o homem não será cego.

A abordagem de Kabir lhe proporcionará muitos vislumbres do futuro, de que tipo de religião é possível. Pode chocá-lo muitas vezes, pode perturbá-lo muitas vezes – mas lembre-se, todo crescimento é doloroso. E com Kabir você pode crescer imensamente. 

Kabir não está interessado em lhe dar uma resposta, porque ele sabe perfeitamente bem que não há resposta. O jogo de perguntas e respostas é apenas um jogo. Não que Kabir não respondesse às perguntas de seus discípulos; ele as respondia, mas o fazia de uma forma divertida. Voce deve se lembrar dessa característica. Ele não é um homem sério; nenhum homem sábio pode ser sério. A seriedade faz parte da ignorância, a seriedade é uma sombra do ego. O sábio é sempre o não-sério. Não pode haver respostas sérias às perguntas, pelo menos não com Kabir, porque ele não acredita que haja qualquer significado na vida, e ele não acredita que você tenha de ficar afastado da vida para observar e encontrar o significado. Ele acredita em participação. Não quer se tornar um espectador,um especulador, um filósofo. 

Ele diz; “Pule para dentro da vida!”. Torne-se parte dela, pule com ela. E então você saberá – embora nunca seja capaz de transferir seu conhecimento através de palavras, para nenhuma outra pessoa. A verdade não é transferível. Mas você se tornará verdade e será uma luz nesta noite escura da vida e se tornará um caminho nesta selva da vida. Muitos terão insights em sua presença; você será um agente catalítico, mas não será capaz de dar respostas já prontas. 

Não pode haver respostas sérias às perguntas sobre o significado da vida, porque perguntar sobre a vida significa permanecer afastado dela e pretender que não somos a própria vida – e a partir daí você deu um passo em falso desde o começo. E, com o primeiro passo errado, todos os seus passos estarão errados. As perguntas, melhor dos casos, são uma forma de jogo e podem ser desfrutadas como tal. E não há respostas certas, apenas iluminadas, dadas e acolhidas alegremente por aqueles que sabem que estão num jogo.
_

family guy!

teste super interessante!



Semiologia

"Maneiras de examinar as funções mentais"

Dr. Joubert Barbosa (1942)

PERCEPÇÃO

        Percepção é a faculdade pela qual conhecemos um objeto que, por algumas de suas qualidades, nos causou uma impressão sensorial. É o conhecimento do mundo sensível pelos sentidos.

       Aproximando-se da sensação, é a percepção, entretanto, o conhecimento mais complexo das coisas, enquanto a sensação seria a consciência amorfa e indiferenciada pela pura presença do objeto. Ver a cor branca é uma sensação; ver a folha de papel branco, é uma percepção (Dunan).

Divide-se em:

a) Percepção simples: é a sensação representativa que cada sentido pode experimentar por si mesmo, independentemente do concurso de outros sentidos. Temos assim os odores, os sabores, os sons, objetos próprios respectivamente do olfato, do paladar, da audição, etc.

b) Percepção composta: é tudo aquilo que um sentido parece perceber fora e além do seu objeto próprio. Alguém pode dizer que ouve um grande sino que toca na vizinhança, tendo assim a percepção conjunta do som, do tamanho e de distância, baseado apenas no som que percebe, som que é objeto próprio do ouvido. As outras percepções (tamanho e distância) foram conseqüências de educação, hábito e associação.

       A percepção simples, limitando-se a traduzir em linguagem psicológica a ação dos agentes externos sobre os órgãos dos sentidos, está pouco exposta à alteração (ilusões, alucinações, etc.)

        As percepções compostas, por serem resultados de induções ou associações mais ou menos apressadas, nos expõem mais facilmente ao erro e às falsas interpretações.

         A percepção simples cansa mais que a composta.

PATOLOGIA DA PERCEPÇÃO

        TRANSTORNOS QUANTITATIVOS – Podem resultar de alterações dos órgãos dos sentidos ou de desordem do funcionamento psíquico. No primeiro caso estariam, por exemplo, alterações por lesões do aparelho auditivo. No segundo caso, os transtornos da percepção observados durante as crises maníacas.

        Hiperpercepção – Caracteriza-se pela multiplicidade e intensidade das impressões recebidas. Coincide, geralmente, com o aumento global da atividade psíquica. Em alguns casos, como nos estados maníacos, síndromes de hipertireoidismo, embriaguez leve, a hiperpercepção se acompanha de euforia. Outras vezes, como em certas neuroses, a capacidade exagerada de ver, ouvir, sentir, constitui um sofrimento para o doente.

        Hipopercepção – Caracteriza-se pela debilidade e diminuição de impressões. Coincide com o retardamento do ritmo psíquico. Algumas vezes a hipopercepção é tão acentuada que chega ao limite de ausência. Observa-se nos estados confunsionais, psicastênicos, síndromes depressivas, nas fases iniciais da esquizofrenia, etc.

        Nos casos de histeria é comum os pacientes acusarem diminuição ou ausência de sensibilidade tátil, diminuição de visão, etc. sem que exista propriamente uma perturbação da percepção.

        TRANSTORNOS QUALITATIVOS – Entre outros distinguimos:

        Micropsia – É o fenômeno segundo o qual os objetos são percebidos reduzidos em seu tamanho. Observa-se, muitas vezes nas psicoses auto e heterotóxicas.

        Macropsia – Os objetos parecem bem grandes.

        Dismegalopsia – Os objetos apresentam partes bastante aumentadas e outras extraordinariamente reduzidas.

        Multipsia – Percebe-se um objeto multiplicado várias vezes.

        Discromopsia – As cores proporcionadas pela percepção não coincidem com as do objeto.

        Ilusão – É uma desordem da percepção em virtude da qual o objeto é deformado. O paciente diz, por exemplo, ver um gato onde existe um coelho. Pode resultar da aplicação insuficiente da atenção ou de intervenção enérgica da afetividade e, finalmente, de influência da imaginação.

      A pareidolia é uma variedade de ilusão. A exaltação da imaginação dota um objeto qualquer de novos atributos, levando a que seja percebido como outro.

         A ilusão nem sempre é patológica e é muito comum nos estados toxinfecciosos, estados maníacos, alcoolismo, demência senil, etc.

Estado Alucinatório

         ALUCINAÇÃO – Segundo a definição clássica de Bell, alucinação é a percepção sem objeto. Enquanto, graças à ilusão, se deforma a realidade percebida, mediante a alucinação se acredita perceber o que realmente não existe.

         Dividem-se as alucinações em fisiogenéticas e psicogenéticas. As primeiras decorrem de alterações dos órgãos dos sentidos ou do sistema nervoso, as segundas resultam do mecanismo psíquico puro.


        A alucinação pode ser primitiva ou secundária. Algumas vezes constitui elemento essencial de uma perturbação mental, outras vezes secundário.

a)   Alucinações auditivas – Denomina-se acusma a falsa percepção de ruídos (sibilos, tiros, etc.). Fonema é a falsa percepção de palavras. Estas podem ser de pessoas conhecidas ou desconhecidas, dirigidas ao doente ou não, bem compreensíveis, às vezes, ouvidas apenas por um ouvido ou por ambos ao mesmo tempo. É possível ouvir também várias pessoas simultaneamente.

Diz-se que há alucinações bilaterais antagonistas quando, por exemplo, o ouvido direito ouve elogios e o esquerdo, insultos. Consiste o eco do pensamento em “ouvir” o paciente seus próprios pensamentos.
O conteúdo das alucinações auditivas varia geralmente com o estado afetivo. São comuns nas psicoses agudas, no delírio alucinatório sistematizado crônico, na parafrenia, na esquizofrenia, etc.

b) Alucinações visuais – Denomina-se elementares quando a falsa percepção se refere a sombras ou cores. E diferenciadas se se trata de pessoas ou coisas.

        Ainda podem as alucinações visuais ser:

1) verbais, quando o paciente vê letras ou palavras;
2) oníricas, quando as visões desfilam como no sonho;
3) liliputianas, quando entre as imagens normais, o paciente distingue figuras minúsculas, geralmente coloridas e dotadas de movimentos; são comuns no alcoolismo;
4) extra-campinas, em que o paciente distingue figuras fora do campo visual, isto é, atrás, acima ou abaixo de si próprio;
5) autoscópicas, segundo as quais o paciente vê a si próprio dentro de seu corpo, ou vê projetada fora de seu corpo sua própria imagem;
6) hemiopsicas, quando se refere apenas à metade do campo visual;
7) mistas, em que se combinam vários tipos de alucinações;
8) terroríficas, quando o conteúdo é de forte carga afetiva (incêndios, assassinatos, etc.).

        Quanto ao conteúdo, as alucinações podem ser zoopsicas (animais) ou antropsicas (homens), etc.

         As alucinações visuais são relativamente freqüentes nas psicoses toxinfecciosas e raras na esquizofrenia.

c) Alucinações táteis – Podem ser:

1) ativas, quando o paciente acredita que toca em alguma coisa que não existe, observando-se nas psicoses tóxicas e nos delírios místicos;
2) passivas, quando o paciente é tocado por alguma coisa estranha, pessoa, animal ou objeto. Não é raro que estas sensações se realizem nos órgãos genitais.

        Observam-se, sobretudo, na parafrenia e na psicose alcoólica.

         Nos casos de cocainomania verifica-se com freqüência a alucinação tátil ativo-passiva.

d) Alucinações gustativas e olfativas – O doente queixa-se, por exemplo, de que sente veneno na comida ou que puseram remédios para lhe roubar a potência. Observam-se na esquizofrenia e na parafrenia, acompanhando-se, geralmente, de delírio de perseguição e de influência.

e) Alucinações cenestésicas – Os pacientes têm sensação de que coisas anormais se passam com seus órgãos. O coração não tem sangue, o estomago está perfurado, a medula foi torcida, o cérebro está cheio de areia, o fígado passou para o lado esquerdo, etc. São comuns nos estados neurastênicos, depressivos, nos delírios de negação, hipocondríaco, esquizofrenia, etc.

f) Alucinações cinésicas – O paciente tem a impressão que seus braços se movem continuamente ou que está voando. Outras vezes há sensação de que não pode andar. Na “alucinação verbal e gráfica”, embora calado e parado, o doente tem a sensação dos movimentos necessários à articulação da palavra ou à execução da atividade gráfica.

g) Alucinações do sentido muscular – Experimenta-se a sensação de que o solo se levanta ou de que o corpo, leve como uma pena, voa. Também há impressão falsa da posição do nariz ou do tamanho do braço. Outras vezes não sabe o paciente informar se está de pé ou deitado. São fenômenos que se observam nos esquizofrênicos e histéricos.

h) Pseudo-alucinações – Resultam de atividade muito intensa da imaginação, em virtude da qual a imagem adquire o aspecto de percepção real. É comum, normalmente, depois de uma viagem a bordo, nos sentirmos, em terra, como se estivessemos navegando. Observa-se, por exemplo, como sintoma patológico, no delírio espírita episódico.

SEMIOLOGIA DA PERCEPÇÃO

        O estudo da conduta pode nos orientar sobre a existência de desordem da percepção. Algumas vezes a atitude, a expressão fisionômica, a linguagem espontânea, são suficientes para denunciar a presença de uma alucinação. Esta, entretanto, só se revela, geralmente, no curso de uma conversação conduzida com habilidade.
        Algumas vezes é na ausência do médico que as desordens se tornam mais interessantes. Aqui é um doente que sente gosto de veneno na comida, ali é outro que prefere ficar no “quarto onde não é possível ouvir os inimigos”. 
       Não raro se faz surgir com facilidade uma desordem latente da percepção. Assim, em certos casos de alcoolismo, basta passar a mão sobre a cabeça para que o doente sinta uma enorme quantidade de bichinhos.

        Durante a conversação deixa-se entender que se ouve alguma voz estranha, ou se vê alguma coisa de extraordinário. Outras vezes pergunta-se ao doente que está vendo ou que está ouvindo. A tarefa pode ser aliviada com o uso do questionário de Cimbal-Nágera.

QUESTIONÁRIO DE CIMBAL-NÁGERA

ALUCINAÇÕES AUDITIVAS

1. Você observou alguma coisa que não pode explicar?
2. Você se sente intranqüilo?
3. Ouviu vozes de pessoas estranhas ou desconhecidas?
4. Ouve vozes sem saber donde vêm?
5. São ruídos ou vozes bem nítidas?
6. Entende o que dizem? Falam perto ou longe?
7. Chamam pelo nome ou por apelidos? Em voz baixa ou alta?
8. São vozes misteriosas?
9. São pessoas conhecidas? Homens, mulheres ou crianças? 
10. As vozes vêm de sua cabeça ou nota que vêm de estranhos?
11. Por qual dos ouvidos ouve as vozes?
12. Você vê ou sente as pessoas que falam?
13. Ouviu algo enquanto falavam comigo?
14. Os outros doentes lhe disseram algo a respeito das vozes?
15. As vozes lhe desagradam? Por que?
16. Que dizem as vozes? Injuriam, insultam, ameaçam?
17. As vozes se dirigem a você ou se referem a você?
18. As vozes ordenam ou proíbem alguma coisa?
19. As vozes se referem aos seus pensamentos ou os repetem?
20. As vozes reproduzem os pensamentos antes ou depois que você pensa?
21. Outras pessoas ouvem o que você pensa?
22. Ouve palavras de desprezo, determinadas frases?
23. Dirigem censuras a você? Você cometeu algum delito?
24. Repita-me exatamente o que dizem as vozes.
25. São vozes isoladas, frases ou discursos?
26. Diga-me se ouve agora as vozes (tapam-se os ouvidos do paciente com as mãos, coloca-se um relógio sobre o conduto auditivo externo ou se põe em movimento o motor do pantostato).
27. São vozes mesmo ou produto de sua enfermidade?
28. Você julga que eu também possa ouvir as vozes?

ALUCINAÇÕES VISUAIS

1. Você viu alguma coisa estranha ou que lhe tenha chamado a atenção?
2. Você viu fantasmas, visões, homens, animais, fogo, chispas, sombras, fios, dinheiro, massas humanas?
3. Os fantasmas se moviam ou estavam fixos à parede?
4. Você se assustou muito com as visões?
5. Os fantasmas eram de tamanho natural?
6. A visão se aproximava ou se distanciava de você?
7. As visões se moviam se você fechava os olhos?
8. As visões eram escuras ou coloridas? De que cor?
9. Posso segurar alguns dos fantasmas?
10. Você viu coisas parecidas no sonho?
11. Tem visões somente à noite, ou também durante o dia?
12. Que você está vendo? (manda-se o paciente fechar os olhos e faz-se ligeira pressão sobre os globos oculares; mostra-lhe uma folha de papel branca, ou leva-se o paciente à janela).
13. Leia o que está no papel (entrega-se uma folha de papel branco).

ALUCINAÇÕES OLFATIVAS E GUSTATIVAS

1. Você sentiu sabor ou odor desagradável na comida?
2. Quiseram envenená-lo?
3. Os odores são agradáveis ou desagradáveis?
4. De onde vem o odor ou o sabor desagradável?
5. O odor desaparece rapidamente ou demora muito tempo?
6. O odor ou o sabor desagradável prejudica-o?

ALUCINAÇÕES TÁTEIS

1. Você sente alguma coisa estranha em seu corpo?
2. Acha que o hipnotizam?
3. Sente que o atormentam com influências estranhas ou correntes elétricas?
4. Sente como se o atingissem? (beijos, beliscões, cócegas, etc.)
5. As sensações são agradáveis ou desagradáveis?
6. Sente que alguém lhe atinge os órgãos genitais?
7. Masturbaram-no contra sua vontade?

ALUCINAÇÕES CINÉSICAS

1. Você realizou movimento contra vontade?
2. Sente que partes de seu corpo mudaram de posição?

ALUCINAÇÕES DE LOCALIZAÇÃO ESPECIAL

1. Você sente como se o levantassem no espaço?
2. Sente fortes empurrões?
3. Sente que as paredes balançam?
4. O solo oscila?
5. A cama ficou em posição vertical?

 

Alucinação é a percepção real de um objeto que não existe, ou seja, são percepções sem um estímulo externo.

Dizemos que a percepção é real, tendo em vista a convicção inabalável da pessoa que alucina em relação ao objeto alucinado, contudo muitas vezes esta vivência integra a um delírio mais ou menos coerente classificável em diferentes quadros psiquiátricos, incluindo a psicose, patologia psiquiátrica que, entre outros sinais e sintomas, se caracteriza pela perda de contato com a realidade. Entre possíveis causas das alucinações se incluem as reações à drogas e medicamentos,síndromes associadas ao stress, fadiga, perturbações do sono (especialmente sua privação), infecções (Febres) e entre as psicoses destacam-se a Paranóia e Esquizofrenia.

Em psiquiatria, esse conceito foi introduzido por Esquiroll (1772-1840), como percepção sem objeto e já diferenciando esta da ilusão ou percepção distorcida.

Sendo a percepção da alucinação de origem interna, emancipada de todas as variáveis que podem acompanhar os estímulos ambientais (iluminação, acuidade sensorial, etc.), um objecto alucinado muitas vezes é percebido mais nitidamente que os objetos reais de fato.

Tipos de alucinação

Estudos tem procurando reconhecer padrões recorrentes em cada um desses sentidos associado tais regularidades à características neurofisiológicas e psicopatológicas.

A classificação mais usual, se baseia nos cinco órgãos de sentido, qualquer um deles pode ser afetado e a vivência alucinatória possui as características do que naturalmente pode ser percebido ou seja, com exceção da sinestesia, as referidas sensações obedecem as leis da organização perceptiva de cada receptor ou órgãos sensoriais. Contudo o conteúdo percebido não necessariamente corresponde à realidade e sim à imaginação e vivências já registradas na memória

  • Alucinações auditivas. Geralmente são referidas vozes, dirigidas ou não ao sujeito que vivencia a experiência, com maior ou menor hostilidade – audição dos próprios pensamentos ou sons do mundo cotidiano. As referências mais conhecidas nas mitologias são o canto das sereias das lendas gregas e o chamado do próprio nome pelo Mapinguarida floresta amazônica. As alucinações auditivas devem ser distinguidas do resultante das afecções dos processos auditivos ocasionadas, segundo Luria, por lesão nos diferentes elos da cadeia auditiva, a exemplo das alterações do limiar de percepção, surdez (perda auditiva em diferentes graus), dor associada à intensidades sonoras (recruitment), zumbidos, chiados e ruídos (acúfenos) resultantes de processos patológicos distintos. Ainda segundo esse autor as alucinações auditivas (músicas, falas, etc.) podem ser provocadas por irritação das áreas primárias do córtex auditivo como o demonstraram as experiências de Forfoerster e Penfield.
  • Alucinações visuais ou hipnagógicas – percepções visuais de objetos que não existem, tão reais que dificilmente são removíveis pela argumentação lógica – alguns autores propõem o termo “alucinose” para designar as falsas percepções onde o sujeito tem consciência da natureza imaginária ( um mundo não real ) de sua vivência. Quanto ao conteúdo podem não ter uma forma específica: clarões, chamas, raios, vultos, sombras, experiência caleidoscópicas semelhantes à mandalas etc, ou têm formas definidas, tais como pessoas, monstros, demônios, animais, santos, anjos, bruxas, essas últimas geralmente são integradas a um processo interpretativo delirante nas psicoses. As visões místico-religiosas se diferenciam dos processos patológicos, não pela forma e conteúdo do fenômeno vivenciado e sim pelo poder pessoal e inserção social do sujeito que as experimenta. São especialmente relevantes no estudo do fenômeno alucinatório dado a sua proximidade dos processos oníricos as alucinações oniróides, (sonho acordado)Freud refere-se a estas como “alucinações hipnagógicas”, utilizando a expressão de Johannes Müller (1826), “fenômenos visuais imaginativos”. estes consistem em imagens, com freqüência muito nítidas e rapidamente mutáveis, que tendem a surgir — de forma bastante habitual em algumas pessoas — durante o período do adormecimento; e também podem persistir por algum tempo depois de os olhos se abrirem. Alguns culturas ditas primitivas como os índios Paiaás (Nordeste), Tapirapés (Brasil central) e descendes dos Toltecas (México) referem-se a técnicas de sonhar e vivências do espírito fora do corpo. Na visão relativamente limitada (ao processo patológico) da psiquiatria denomina essas e outras experiência de alteração da imagem corporal como alucinações autoscópicas.
  • Alucinações táteis– estas podem ocorrer e qualquer um dos receptores (frio, calor, dor, pressão) que compõem esse complexo sentido, que na concepção do neurocientista Luria é o oposto ao sentido da visão, pois parte de elementos isolados para compor uma imagem global. Especialmente complexo na sua distinção dos sintomas orgânicos e interpretação da dor. A hipocondria e a histeria de conversão utilizam-se de mecanismos alucinatórios na produção de seus sintomas. Alterações da imagem corporal denominada dor e membro fantasma que se referem a sensações provenientes de membros amputados como se esses ainda fossem reais, nem a percepção visual do coto da amputação, pelo menos nas fases iniciais, anula a sensação táctil, com o passar do tempo é que se forma (reorganiza) a nova imagem corporal.
  • Alucinações olfativas – suas sensações confundem-se com o sentido do gosto, tanto podem ser agradáveis como desagradáveis, a depender da patologia e personalidade dos doentes, são comuns (como auras) em associações ásEnxaquecas e Epilepsias. Devem se distinguir de sintomas orgânicos – o gosto amargo ou ácido dos transtornos digestivos e especialmente as impressões olfativas, das interpretações místico-religiosas que identificam na percepção alucinatória de perfumes os processos intermediários das materializações e aparições de espíritos.
  • Alucinações sinestésicas — relação subjetiva que se estabelece espontaneamente entre uma percepção e outra que pertença ao domínio de um sentido diferente. Entre os processos de trabalho conjunto podemos citar a formação daImagem corporal – segundo Paul Schilder uma coordenação entre sensações espaciais (posturais), visuais e proprioceptoras e as denominadas alucinações sinestésicas ou sinestesia. Entre essas últimas destacam-se as provocadas por uma classe de substancias psicodislépticas denominadas Alucinógeno e Enteógenos explicadas talvez pela concentração de aferências sensoriais serotoninérgicas na região do Mesencéfalo onde atuam, e as sensações sinestésicas ou cenestésicas que segundo alguns psiquiatras (Paim) se constituem como desordens das sensibilidade interna sendo interpretadas como deformações corporais, presença de animais no interior do corpo, contato (cópula) com outras criaturas etc. variando conforme simbologia condicionada ás vivências passadas e contexto sócio –cultural do sujeito.

Estudos têm procurando reconhecer padrões recorrentes nas alucinações e alterações em cada um desses sentidos associado tais regularidades à características neurofisiológicas e psicopatológicas.

Referências

Ballone GJ - Alucinação e Delírio - in. PsiqWeb 2005

Freud, S. A interpretação dos sonhos. Vol IV, (1900). RJ, Imago

Luria, A. R. Curso de psicologia geral (v.2).RJ, Civilização brasileira (4 vol.)., 1979

Kolb, Lawrence. Psiquiatria Clínica. RJ, Interamericana, 1986

Paim, Isaias. Curso de Psicopatologia. SP, Grijalbo, 1976

Schilder, P. A imagem do Corpo, as energias construtivas da psique. SP, Martins Fontes, 1980 .




tag | labels

cultural 2012 humor flagrantes da vida real brasil arte brisa link tupiniquim homem música amor profundo tech brasileiro mulher relação agora sabedoria clássico alx hoera sexo vídeo natureza hype design dica são paulo piada agentegosta vida bizarrices gay história curiosidades hit loveland auto-ajuda de bolso atualidades alex hoera lyrics tempo gringo grana vergonha alheia 2011 desenho política preconceito 80s amizade moda INSIGHT animação eco somos nozes clichê nerd 420 governo alx LISTA sp exposição ... me gusta zeitgeist festa erva saúde love art filme sustentabilidade pmsp drinks poema poesia auto-promoção árvore animais ayahuasca celebridades cultura ritual bagaceirice imagem do dia motivacional photo violência slow food água fingindo naturalidade reciclagem tv geek paz índio família old's cool sex novidade criativo humano mundo teste palavra natural televisão 350 beck polícia tecnologia cvida drama religião sincronicidade #EuSouGay drogas 350.org carnaval cinema vintage acontece movie desenhos lenda lindo photoshop rehab texto homofobia luz polêmica sensibilização tendência trampo war artistas espírito futuro music índia acessibilidade anorexia belo contato nada se leva sensacional triângulos alex fake hiep hiep hoera achado crianças incrível passado planeta relax sol 11:11 ajuda alma chico xavier francisco cândido xavier praia viagem viajar arnaldo jabor ação bacana clima colaborativo curta daniel guarda desabafo ecologia lap to dance original pensamento prefeitura ronaldo show som utilidade verde viva yoga pela paz UMAPAZ climão meio ambiente rainbow spfw terra transexual transformação urbano yoga amigos aquecimento global beijaflor colaboração colorido danger mistura urbana peculiar projeto social quiz raul reflexão rio de janeiro rotina socioambiental teatro trendy tudo 03:03 announcement arts banksy boy boy magia conexão dia mundial sem carro esporte evento gripe suína popporn popporn festival popular produção referência saudades saudável sossego teletransporte telma terremoto wikipedia ano novo ansiedade caminho casa triângulo clipe comunicação drummond dúvida educação figurinista fotografia gato larica livro menina não pode ovo poder presente puta falta de sacanagem receita sentimento sonho tenso virada cultural álcool adriana charoux aula before today blog coordenação de produção delícia desconectar para conectar dinheiro egotrip elke maravilha eu não quero voltar sozinho fato feedback filosofia baraa fofo ivan forneron katita 80 katita make lovely mar maísa moving planet museu da língua portuguesa photos por quê? porque portifolio projeção psicografia risos saudade sergio fahrer silêncio simetria sport susan boyle tattoo teatro mágico that's hot traços trilha (F) 9gag arte assume vivid astro focus (avaf) atuação bad banda uó banho bar.bar blogueiro boys bruno zanardo bêca bêca arruda cacete cartagena charoux chimarrão clarice clarice lispector colômbia combustíveis fósseis cores desespero e-mail economia ego emmanuel entrevista fetiche greve hot infantil ingredientes instituto C e A jum nakao linhas lucas corazza mailing mensagem mmm org organização palhaço party paulo leminski perdão primavera produção de figurino prostituição radio reclamação redes sociais satsang sk8 sri prem baba subprefeitura tiração de sarro toca raul tradição trip ASSEF ASSEF/SP SoundCloud acacio abreu de oliveira adalgisa morato advogado aganjú alan watts amir labaki andré cruz arena eugênio jusnet augusta avaf balada basta bebel gilberto bope brasill breja bullying butt cacetete caloi carlos saldanha carta da terra caveira censura charles baudelaire chá cinepro circo circo voador coisas de marcelle colombia confeitaria connected cosmópolis cowork coworking culinária curso database datarock decameron dia do rock direito doce dupla ebtg ellen lima energia escorpião estúdio bola estúdio fabricia miani fail faria fashion felipe dall'anese finanças floresta formação fox fox home entertainment brasil futon company gabriela brenman de azevedo galeria do rock geometric gráficos guto lacaz happy hour herbert viana hora ibirapuera idec jackson ricarte jardins jorge serrão joåo saraiva kangwaá lacuna filmes lançamento larmod latinha laura stankus leo cavallini levis br lila varo lions locomotiva lothar lothar charoux louise despont luciana nicolodi lunchbox magazine make mano mano chao maou maquiagem marcelona mariana cobra marione tomazoni masp medo mentira metrô militarismo mixwit mostra de arte pública mostraurbe máquina nextel nextu noite origami os mutantes oscar wilde ouvidoria paralapraca paris hilton parque paul alex thornton paul alexander thornton paulista pedro mendes pedro useche perdição piauí pinturas planetas plano de celular playmobil poem promoção psmp quixotes reajuste salarial reveillon revista rio - o filme rock sacanagem signo silicone simian mobile disco simpatia skate social media sopa squid studio sopa studio sp tarde telefone tennis thiago cagiano tom of finland trilha sonora tu universidade urbe vanessa ferras vestígios visíveis web wwf