Tem sido difícil de acompanhar: desde o início do mês, lançamos novas campanhas, organizamos marchas de última hora, e inscrevemos milhares de novos apoiantes da 350.org.
Com tudo o que tem acontecido - e com toda essa nova gente que acaba de tomar pela primeira vez contato com o movimento - achamos que estava na hora de recapitular um pouco. E como aqui na 350.org gostamos bastante de números (afinal de contas, o nome que escolhemos para toda esta campanha é um número) achamos que a melhor maneira de contar a história da nossa campanha é através de umas quantas estatísticas rápidas.
Então aqui vai: o movimento 350 - passado, presente e futuro - em números:
98 segundos: era a duração do nosso primeiro vídeo, sem palavras, que explica a nossa campanha e que lançou a 350.org no mundo. Por esta altura foi já visto centenas de milhares de vezes.
5.281: Eventos (em 181 países!) no último Dia Internacional de Ação Climática coordenado pela 350.org. Foi recentemente chamado "a maior manifestação global organizada de sempre, de qualquer tipo" pela revista Foreign Policy.
Milhares: artigos noticiosos - muitos deles nas primeiras páginas de tudo, desde o New York Times ao Google News - sobre as ações locais da 350 no ano passado.
25.712: fotos na nossa conta do Flickr de eventos 350 por esse mundo fora. Se você olhar cada uma das fotos por 3 segundos, levaria mais de 21 horas para as ver a todas. Este movimento é MASSIVO.
112: número de países que apoiaram oficialmente as 350ppm (o limite máximo de segurança de concentração de CO2 na atmosfera) durante a Conferência de Clima em Copenhaga, em parte graças ao imenso apoio e pressão por parte da sociedade civil.
50 pés (mais de 15 metros): comprimento do cartaz pintado à mão com a frase "Obama: This Is Your Crude Awakening" ("Obama: desperte para o vazamento") que exibimos em frente à Casa Branca, durante uma manifestação seguida da entrega da petição sobre o vazamento de crude da BP.
284.000: pessoas que assinaram uma petição conjunta organizada conjuntamente pela 350.org e por nossos parceiros que exige que se abandone a exploração petrolífera submarina em favor de energias limpas.
113.043: número de pessoas no Grupo de 1 Milhão em Força Contra a Exploração Petrolífera Submarina no Facebook, que continua a crescer todos os dias na ordem dos milhares.
131: Campus universitários que já se inscreveram para a Great Power Race, uma competição de energias limpas para estudantes da Índia, China, e E.U.A., convocada pela 350.org e lançada há apenas uma semana.
Dez: o número mágico deste ano - juntámos esforços com a campanha 10:10 (que tem por objetivo diminuir as emissões em10% em 2010) para preparar a "Festa Global de Trabalho" a 10/10/10. Desculpem, são muitos dez.
1.000: número de Festas de Trabalho já registradas para 10/10/10 - está a tomar forma um dia que irá unir milhares de comunidades de todo o mundo com soluções climáticas que possam trazer o mundo de volta aos 350. Se a sua cidade não aparece no mapa, pense em começar uma ação você mesmo.
392,39: Concentração atual de CO2 na atmosfera, medida em partes por milhão. Estamos a tentar baixar até aos 350, o que significa que está na altura de uma mobilização de emergência.
De todos os números, este último é o mais importante. Toda esta campanha depende do fato de pessoas como você darem um passo em frente e passarem à ação.
Se você ainda não se envolveu na campanha 350, por favor se coloque em contato conosco hoje mesmo - encontre ou comece um evento local para 10/10/10, adira ao movimento anti-exploração petrolífera no facebook, ou simplesmente espalhe a palavra.
Mil obrigados por tudo o que vocês já fizeram - e pelo que farão ainda - para construir este movimento.
Em frente,
350.org é uma campanha internacional de bases que tem por fim mobilizar um movimento global de clima, unido pelo mesmo apelo à ação. Disseminando um conhecimento das bases científicas e uma visão partilhada de uma política justa, procuramos garantir que o mundo crie soluções corajosas e igualitárias para a crise climática. 350.org é um projeto independente e sem fins lucrativos. |
No comments:
Post a Comment
extenda-se!