Produzido pela Cinnamon Comunicação e com realização do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, o projeto foi realizado em junho, durante a edição Verão 2010/11 da SPFW.
A performance inédita Vestígios Vestíveis buscou explorar a relação dos convidados da São Paulo Fashion Week com o espaço físico onde o projeto aconteceu, tendo como ponto de partida a reflexão sobre o tema central do evento de moda, a “anima” do brasileiro . O vídeo documentário deste trabalho, editado pela Chama Sabor, pode ser acessado no canal do youtube vestigiosvestiveis1, pelos links:
A concepção inicial do espaço era a construção de um lounge do CCBB no evento, porém Jum optou por realizar um ambiente sem paredes, aproximando desta forma público e obra. A instalação contou com duas arquibancadas construídas uma de frente à outra, em alusão a uma sala de desfile, sendo que o espaço entre elas era um ambiente de um bar, de cores vívidas e objetos dispostos de forma indisciplinada, trazendo a idéia de que ali havia acontecido um encontro de pessoas animadas, eufóricas, alegres e, sobretudo, torcedoras. Os convidados podiam ocupar as arquibancadas livremente.
A performance correspondeu a um work in progress que culminou com a transformação completa do ambiente cenográfico. Depois de permanecer seis dias com uma equipe de mais de 14 pessoas trabalhando no local de Vestígios Vestíveis, que culminou com um trabalho exímio de transformação do cenário através da colagem de 200.000 hexágonos de murim cru sobre todas as superfícies e objetos do local, Jum Nakao propôs uma intervenção do público para o encerramento da performance. No último dia da performance, o ambiente, inteiramente “vestido” de tecido cru, como uma camada homogênea que evidenciou contornos e texturas, voltou a ser descoberto, desnudado, primeiramente pelo artista e sua equipe, e posteriormente em conjunto com o público. A intenção da intervenção foi revelar novamente os vestígios, através do processo inverso da performance até o momento, onde o público podia participar, retirando hexágono por hexágono da superfície coberta, construindo-se novas perspectivas, novas profundidades e novos caminhos.
O vídeo reúne imagens captadas e editadas pela equipe da Chama Sabor, incluindo imagens em time lapse feitas pelo cineasta Fábio Yamaji, Índio San e Dimitre Lima. A trilha é de Paulo Beto e a consultoria final de Jum Nakao.
Ficha técnica:
Patrocínio – Banco do Brasil
Realização – Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Idealização e curadoria – Jum Nakao
Produção Executiva – Lia Vissotto (Cinnamon Comunicação)
Coordenação de produção – Marione Tomazoni (Cinnamon Comunicação)
Assessoria de Imprensa – Mona Camargo (Cinnamon Comunicação)
Cenografia e produção de objetos – Laura Vissotto/ Clic Eventos
Iluminação - Cizo de Souza e Darihel Souza (CZ Produções)
Sonoplastia – Paulo Beto
Programação Visual – Élcio Miazaki
Texto de apresentação – João Braga
Site – Renato Viveiros/ Leonardo Francisco
Vídeo documentário – Chama Sabor
Time lapse: Fábio Yamaji, Índio San e Dimitre Lima
Fotos: Marcelo Guarnieri, Marco Hovnanian e Thiago Monteiro
Assessoria de Imprensa Cinnamon Comunicação
Marione Tomazoni – marionetomazoni@cinnamon.com.br
(11) 3062-2014 – ramal: 21
R. Haddock Lobo, 1244 – 6º andar – Cep 01414-002 – São Paulo
Telefone: 55 11 3062 2015
Fax: 55 11 3062 2015 – r. 22
_
No comments:
Post a Comment
extenda-se!